Publicado por: pulimbatata | terça-feira, 2 fevereiro, 2010

Pão e circo…

O projeto da NASA de voltar a Lua em 2020 está oficialmente morto. A decisão de estender a vida útil da Estação Espacial Internacional (ISS) levou o congresso a congelar o projeto de retorno ao astro. Os custos do projeto já atingiram a casa dos $9 bilhões de dólares na construção dos protótipos do Ares – IX, e do Órion. Foguete de carga e módulo de comando respectivamente, que levariam os astronautas à próxima missão lunar. Apesar do congresso aprovar a injeção de mais $5,9 bi para o orçamento deste ano, este recurso deverá ser usado para a ISS.

Tudo bem, no mundo pessoas passam fome, o Haiti está arrasado, essa besteira toda de ir pra o espaço é loucura, ninguém vai morar lá mesmo! Mas a situação é: grande parte dos avanços tecnológicos no últimos 40 ou 50 anos tem sido impulsionado pelas pesquisas espaciais. Desenvolvimentos de materiais, de máquinas mais econômicas no consumo de energia, de procedimentos médicos, enfim, uma gama enorme de avanços se deve aos esforços de levar o homem a entender e explorar o universo.

Segundo o site do Washignton Post , os EUA gastaram e estão gastando na corrida armamentista do Iraque cerca de $3 TRILHÕES de dólares. Não vou nem comentar a Guerra do Golfo pois já tem tempo, mas foram outros muitos bilhões gastos em armas e indenizações.

Por aqui não é diferente, o Brasil irá agora se “maquiar” para a Copa e para as Olimpíadas, e quanto vai custar essa brincadeira?? Só o BNDES vai liberar $15 milhões de Reais, o que daria aproximadamente uns $7 milhões e uns quebrados de dólar, fora outros investimentos, vai vir dinheiro do PAC, e aí vem dinheiro do PEC, PIC, POC e PUC. Aparecem fundos e siglas nessas horas que ninguém sabe de onde vem tanto dinheiro.

Ahhh mas isso ajuda a desenvolver o pais! Atrai investimento, turistas, recursos! Uma ova! Se futebol ajudasse a desenvolver não tinha pra ninguém, a gente já tava no topo da parada. Em toda esquina tem alguém jogando bola. O que toda essa política de Pão e Circo vai trazer é mais rombo pros cofres públicos, é um up dígno em prostituição, tráfico, e por ai vai.

Não digo que o Brasil não faça sua parte, faz e muito, apesar dos entraves a comunidade científica luta firme e forte, espremendo cada centavo que pode do governo. Atualmente o Brasil tem participação em diversos consórcios internacionais na área de ciência espacial. Mas se poderia fazer tão mais. Infelizmente vivemos nesse país onde a cada dia surge um novo imposto pra arrecadar e tentar amenizar o rombo de mais 50 novos corruptos. É duro pagar o pato, se um dia o homem estender suas fronteiras além do nosso satélite, creio que seria assim que receberíamos a notícia aqui no Brasil:

ps.: A imagem eh um pouquinho grande mas da pra carregar 😉

Como diria Sheldon: “Eu choro pelo futuro da ciência!” . Falou Valeu!

Anúncios

Responses

  1. Pão e circo..uma política tão antiga e que até hoje tem dado “tão certo”.
    Epoca de copa sempre se esquece do Haiti, Iraque, fome, miséria, corrupção..do Espaço então, nem se fala! E todos são tomados por um patriotismo que só aparece de copa em copa. Lembram-se da nossa bandeira, usa-se verde e amarelo..e esquecemos de todo o “resto”.
    E quando acontecer do homem chegar além do nosso satélite, espero que Galvão ja esteja aposentado..pq gagá ele ja está! rs

    Post como sempre..sem comentários! Mto bom! 😉

    =**

  2. Precisa dizer mais alguma coisa? axo que não ne!..eh vergonhoso viver nessa grande “piada” tendo consciência de como poderíamos estar vivendo, mas esse pensamento eh para poucos, pouquíssimos, a maioria não enxerga nada alem do show que esse “circo” proporciona..mas uma hora quem sabe o povo cansa de rir e olha para fora do picadeiro, ou não!!

    Otimo post..muito bom mesmo, so a imagem ja disse tudo, precisava nem escrever mais nada..mas esse povo sabido eh foda, humilha mesmo..fazer oq!! =]

    Meu orgulho esse menino, ja disse isso?

    lindu =**

    ps: Dr. Sheldon Cooper a respeito do assunto: “Eu tinha esquecido que as pessoas comuns eram limitadas..”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: